Desejo compartilhar com vocês a minha história com a Homeopatia.
Eu me lembro que na minha infância, tanto eu, como meus 3 irmãos, tomávamos antibióticos em nossas frequentes infecções de ouvido, garganta etc.. Como uma das consequências, nós todos temos os dentes fracos e com muitas obturações.
Uma vez quando eu tinha 20 anos, ouvi de um dentista: “Márcia, seus dentes parecem de uma pessoa que nunca cuidou deles” Efeito colateral da antibioticoterapia em excesso, com certeza. Menos mal talvez, já que tem gente que pode ficar surda ou com lesões piores.
Me lembro que era o tempo das tetraciclinas e logo depois das sulfas.
Aliás, devo informar-lhes que foi publicado no JAMA, respeitável publicação médica, que 600.000 americanos morrem todo os anos, vítimas dos efeitos colaterais dos medicamentos, sendo a terceira causa de morte naquele país.
Acredito que entre nós, os números não devem ser muito diferentes já que sabemos que o brasileiro é um povo que se automedica frequentemente. Não quero com isso parecer que sou totalmente contra os medicamentos alopatas, que são muito importantes.
Desejo chamar atenção para outras possibilidades de tratamento de doenças com abordagens que evitem os efeitos colaterais do abuso do uso frequente de medicação.
Desde o primeiro ano da Faculdade de Medicina, pensava: